25 de fev. de 2020

'As Telefonistas': elegância e personalidade

A série é a primeira série espanhola original Netflix focada em causas feministas no século 20

Uniforme das telefonistas
A série 'As Telefonistas' (Las Chicas del Cable) é a primeira série espanhola  original Netflix focada em causas feministas e direitos das mulheres. Todo o enredo se passa em Madrid, capital da Espanha, em 1928. A composição do figurino transmite tanto os costumes da época, quanto a personalidade dos personagens. 
  
‘As Telefonistas’ se trata da história de quatro mulheres, que vieram de diferentes partes da Espanha, para trabalhar na primeira companhia telefônica do país, situada em Madri. A protagonista, Alba Romero (Blanca Suárez) é uma mulher que passou por muita coisa, e sempre lutou para ter o que é seu. Para trabalhar como telefonista ela começou a usar um nome de uma mulher chamada Lídia Aguillar, e as pessoas a conhecem dessa forma. 

Suas roupas costumam ser vestidos de cores escuras, principalmente vermelho, preto, cinza e verde. Essa escolha de cores demonstra que Alba é uma mulher fechada emocionalmente, ela raramente usa estampas. O estilo da personagem também expressa a sua elegância e vontade de crescer na vida.

O estilo de Marga (Nadia de Santiago), é bastante feminino e simples.  Ela é uma típica daquele período, vinda do interior para trabalhar na cidade, e usa estampas de pequenas flores e cores mais claras. Somado a sua forma de falar e agir, o estilo completa a característica meiga e ingênua da personagem, ao mesmo tempo que utiliza elementos da época, como vestidos leves e soltos, mesmo após o recente abandono do corpete na década de 1920.

Filha de militar rígido,  Carlota Rodríguez ( Ana Fernández) sempre buscou sua independência, demonstrando sua rebeldia e vontade de lutar.  Ela adota um estilo mais despojado, como vestidos fluidos, com laços e fitas, nunca abrindo mão do batom vermelho.

Já Ángeles Vidal (Maggie Civantos) melhor telefonista da companhia, é mãe de uma menina e casada um homem que a espanca e não aceita o trabalho como telefonista. O estilo da personagem é bastante tradicional, optando por vestidos de fundos claros com estampa de flores, chapéus de abas curtas e sapatos de salto baixo. Além das roupas com seus estilos próprios, as telefonistas usam um uniforme, que é um vestido azul caneta com detalhes azul marinho.


Um detalhe que chama atenção, é que quase todas as personagens da série possui o corte de cabelo curto, até o ombro, no máximo. Somente duas mulheres possuem o corte de cabelo longo. Os cabelos são bem tratados, com ondas naturais, penteados semi presos, coques e muito uso de diversos tipos de chapéus.





Mudanças 

Com a quinta temporada recém estreada no último dia 14 de fevereiro, podemos perceber que todas as protagonistas sofrem mudança no visual.
Na terceira temporada, Carlota surge com uma calça de alfaiataria, algo raro no início dos anos 1930, e bastante inovador para uma mulher desse período, já a Ángeles começa a usar tecidos mais finos, como veludo e alfaiataria, usa bastante verde e preto.

Lidia mantém seu estilo, porém com looks mais refinados. A paleta de cores não muda, apenas são acrescentados chapéus e luvas diferentes, além do uso de terninhos monocromáticos, os favoritos da personagem. O batom vermelho bordô, já é sua marca registrada e também permaneceu, um dos tons de vermelho mais amados pelos amantes de batom.


Ao longo das temporadas, a que mais tem mudança de visual é a Marga, que a partir da segunda temporada, passa a vestir roupas mais sofisticadas, deixando de lado o estilo do interior, além de diferentes penteados no cabelo. Ela também começa a usar maquiagem, enquanto na primeira não fazia o uso.


Os looks no geral são lindos, podem ser adaptados para os dias de hoje.

Detalhe que a cintura ainda não era marcada, os vestidos eram fluidos e soltos, mesmo após o abandono do corpete, que deixou de ser usado com frequência na década de 1920. Com o passar das temporadas, vemos principalmente o amadurecimento das personagens, já que moda é mensagem, conseguimos ver muito bem o que elas querem passar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala o que achou, amiga!
Seu comentário nos deixará muito felizes!
Atenção: Não serão aceitos comentários ofensivos.